Drama, Livros, Young Adult

Resenha: Novembro, 9, Colleen Hoover

O que faz um beijo valer um livro? Essa é a pergunta que aparece nas primeiras páginas de Novembro, 9, e dá a direção para o desenvolvimento da história. O que faz os romances literários melhores (ou piores) que os reais? O que a gente ama num livro, mas sairia correndo se estivesse vivendo?

Fallon conhece Ben, um aspirante a escritor, bem no dia da sua mudança de Los Angeles para Nova York. A química instantânea entre os dois faz com que passem o dia inteiro juntos – a vida atribulada de Fallon se torna uma grande inspiração para o romance que Ben pretende escrever. A mudança de Fallon é inevitável, mas eles prometem se encontrar todo ano, sempre no mesmo dia. Até que Fallon começa a suspeitar que o conto de fadas do qual faz parte pode ser uma fabricação de Ben em nome do enredo perfeito. Será que o relacionamento de Ben com Fallon, e o livro que nasce dele, pode ser considerado uma história de amor mesmo se terminar em corações partidos?
Fonte: Skoob

Fallon conhece Ben em uma situação inusitada: em um almoço com seu pai, quando as coisas não vão nada bem, Ben, que estava na mesa ao lado, decide sentar ao lado dela e fingir ser seu namorado. O dia? 9 de novembro. Mas esse dia também não é uma data qualquer. Além de Fallon estar de mudança para Nova York naquela noite, foi quando, alguns anos antes, ela estava na casa de seu pai, durante um incêndio.

O fogo deixou cicatrizes tanto em seu corpo quando em sua personalidade. Ele pausou sua promissora carreira de atriz mirim, afetou seu relacionamento com o pai, que escapou ileso do fogo e esqueceu que Fallon estava na casa. Ele tirou muito da sua autoconfiança e, de algum modo, tirou muito de sua vida. Por isso ela está de partida para o outro lado do país, em busca de um recomeço.

Mas Ben surge e entre eles, uma química incrível. Romance digno de livro, mas Fallon não quer se iludir e segue uma regra de sua mãe, de não se apaixonar antes dos 23 anos. Eles criam então uma saída: se encontrar novamente dali um ano. Não trocam telefone ou e-mail, bloqueiam o outro nas redes sociais e prometem não tentarem contato até o próximo encontro. A história impediria Fallon de se entregar e também daria a Ben um enredo para seu livro.

A ideia é super bacana e Colleen escreve de uma maneira que te convence que é a melhor solução para a história deles, mesmo com todos os potenciais riscos. A história nos conta cada um dos 9 de novembro que seguem, nos atualizando sobre o ano anterior e dando uma ideia do futuro. É natural torcer para a felicidade dos dois como casal, mesmo que isso só aconteça no futuro.

Apesar de ser um romance até certo ponto clichê, a autora criou belas revira-voltas na história. Fatos novos e surpreendentes que dão um novo tom para a narrativa e deixam a história mais densa, de certo modo, e também mostram os motivos do sucesso de Colleen como escritora. É um livro maravilhoso para fãs de YA, romances, que te fazem rir e chorar ao mesmo tempo. Mais que aprovado!

Autora: Colleen Hoover
Editora: Galera Record
Ano: 2016
Páginas: 352
ISBN-10: 8501076252

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply