Biografia, Livros

Resenha: Giba Neles!, Giba e Luiz Paulo Montes

No país do futebol, descobri que gostava de vôlei nas Olimpíadas de 2004 e ali virei fã do Giba e seus ataques (e algumas defesas também) incríveis. Com a seleção que ganhou aquele ouro olímpico, descobri um Brasil que continua a me fazer torcer muito. Ler esse livro seria natural, mas uma matéria publicada no jornal Folha de S.Paulo quase me fez desistir por focar nas polêmicas e me passar a impressão que esse seria um livro de fofocas. Voltei atrás por um motivo besta: ele fez uma tour de lançamento e estava autografando os livros. Mas ainda bem que o fiz.

Giba, maior jogador da história do vôlei brasileiro e um dos melhores do mundo, tem uma trajetória incrível fora das quadras também. Sem medo de se expor, o ídolo conta sua história repleta de momentos de superação, como a leucemia aos quatro meses de idade; de encontros fascinantes e de polêmicas, como o doping na Itália, a conturbada derrota no Mundial de 2010 e as razões da turbulenta e repentina saída do levantador Ricardinho.
Em parceria com o jornalista Luiz Paulo Montes, Giba apresenta um panorama corajoso, bem-humorado e instigante do esporte em que o Brasil atingiu a hegemonia absoluta, o voleibol.
Fonte: Skoob

O Giba é um cara carismático e isso fez com que eu prestasse mais atenção nele em jogos. Isso e o fato dele virar várias bolas. Mas seu carisma é o que destaco hoje, pois possivelmente foi o que o fez conquistar tantos fãs e continuar na mídia mesmo depois da aposentadoria da seleção. Esse livro, acredito, é mais uma forma de aproximar o jogador do seu público, especialmente considerando que ele foi lançado um pouco antes das Olimpíadas de 2016, e ele foi um dos contratados pela Globo para fazer os comentários.

Em Giba Neles!, jargão criado por Galvão Bueno (e nome de um flog que eu acessava muito quando tinha meus 13 anos), conhecemos a biografia de Gilberto Godoy. A sua infância, dificuldades, peraltices e como começou a praticar vôlei. Quando a gente acompanha um atleta de alto nível, suas conquistas são mais aparentes e no livro ficamos sabendo o caminho percorrido até o sucesso chegar. É aquele clichezão, mas é também a proposta do livro.

O livro não é dos mais longos e, dividido em capítulos que marcam algum acontecimento importante, colocam a vida do jogador como um filme. É uma leitura que envolve, especialmente se já tem uma simpatia por ele, e te deixa curioso para saber mais sobre os bastidores de todo o processo até um atleta chegar a um ouro em uma competição importante e também os bastidores de competições e um pouco mais sobre como é a convivência e rotina de um grupo de seleção – e não é nada de fofoca, como eu cheguei a pensar.

Essa é daquelas histórias que você não sabe se quer terminar logo ou guardar um pouco para ler todo dia e continuar aproveitando a história. Eu li por uma semana, minha avó leu em dois dias. Para quem gosta de biografias, esse livro é uma ótima indicação!

Ficha técnica
Autor: Giba e Luiz Paulo Montes
Editora: Globo Livros
Ano: 2015
Páginas: 200
ISBN-10: 8525060011

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply