Cinema, Livros, Star Wars

STAR WARS: COMO O UNIVERSO SE EXPANDIU

Há algum tempo, no que poderia ser uma galáxia muito distante, Star Wars quase virou história. Possivelmente ninguém imaginava que hoje, quase 40 anos depois do lançamento do primeiro filme, as vitrines das livrarias estariam abarrotadas de livros que se passam no universo imaginado por George Lucas. Sim, o primeiro filme foi um sucesso, assim como os outros dois, mas tudo parecia encerrado ali. A história tinha sido contada, Darth Vader derrotado e cada um podia imaginar o que aconteceria na galáxia.

Em palavras duras, Star Wars sobreviveu por alguns caprichos de seu criador: o Rancho Skywalker e a Lucasfilm. George Lucas criou esse império, um local gigantesco para sua empresa, mas ele não queria mais criar filmes sobre Star Wars e seus filmes experimentais não teriam lucro suficiente para sustentar a estrutura. Nesse período, foram feitos alguns filmes para a televisão e continuavam sendo publicados quadrinhos, mas depois 1985, Star Wars começou a perder a força.

Foi quando, em 1988, o universo começou a se expandir para os livros. O primeiro, Herdeiro do Império, foi publicado apenas em 1991, mas em dois meses tornou-se um best-seller do New York Times e mostrou como o universo podia ser explorado em outro formato. Se você se espanta com o número que parece infinito de livros sobre a saga, não está errado: só em 1997, 22 novos livros de Star Wars chegaram às lojas. Na verdade, entre 1991 e 2013, pelo menos dez romances sobre a saga foram lançados por ano. Hoje, temos cerca de 260 romances, dezenas de contos e mais de mil quadrinhos publicados, escritos por mais de 120 escritores.

As novas histórias mantiveram vivo o interesse pelo universo, que voltou para as telas em 1999 com filmes que, apesar da bilheteria de sucesso, não agradaram muito. Mas nesse momento, mesmo com a decepção, Star Wars já tinha se tornado algo maior do que seus filmes e livros. Hoje, é parte da nossa cultura. É difícil conhecer alguém que não saiba quem é Darth Vader, mesmo que não tenha assistido nenhum dos filmes. Mas é quase impossível conhecer tudo o que se passa nesse universo.

Quando a Disney comprou os direitos da história, ela desconsiderou grande parte da produção existente para facilitar o entendimento da linha do tempo. Nasceu então o título Legends, como são classificadas as histórias que não estão na linha do tempo oficial e podem ser consideradas apenas lendas. Os livros que fazem parte da linha do tempo oficial são os chamados Cânone. Os novos lançamentos estão nessa categoria. A parte boa é: não há uma regra de como ler, então dá pra aproveitar apenas um livro ou então seguir com vontade e mergulhar na galáxia muito, muito distante.

Quem já se aventurou pelo universo expandido de Star Wars? Qual o livro que mais gostou? Conta pra gente nos comentários!

Ah, as informações desse post foram tiradas do livro Como Star Wars Conquistou o Universo, do Chris Taylor.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply