Literatura Brasileira, Livros

Resenha: Não se apega não, Isabela Freitas

 Primeiro livro do ano! E com carinha de especial porque eu li pra entrar nesse universo de blogueiros-autores.

Tudo começa com um ponto-final: a decisão de terminar o namoro de dois anos com Gustavo, o namorado dos sonhos de toda garota. As amigas acharam que Isabela tinha enlouquecido, porque, afinal de contas, eles formavam um casal PER-FEI-TO! Mas por trás das aparências existia uma menina infeliz, disposta a assumir as consequências pela decisão de ficar sozinha. Estava na hora de resgatar o amor-próprio, a autoconfiança e entrar em contato com seus próprios desejos. Parece fácil, mas atrapalhada do jeito que é, Isabela precisa primeiro lidar com o assédio de um primo gostosão, com as tentações da balada e, principalmente, entender que o príncipe encantado é artigo em falta no mercado.
Fonte: Intrínseca

Como está na sinopse, o livro conta a história da Isabela e sua descoberta: evite cultivar demais o apego. Pelo o que quer que seja. Amigos, namorados, seriados de tv, roupas, dê o nome. Mas não qualquer apego. Em momento nenhum é contra o apego que tenha sentimento e faça bem. A lógica aqui é desapegar daquilo que faz mal, deixar o tempo passar e novas histórias e pessoas que façam bem entrar.

A ideia, confesso, é boa. Um bom mantra para se ter na vida. Guarde daquilo que foi bom as memórias, do que não foi tão bom, os ensinamentos e siga em frente. Cada dia é uma nova oportunidade para conhecer coisas novas e correr atrás da sua felicidade. Pra que esperar que tudo chegue até você?

O livro, no geral, não é dos melhores. Começa bem, te dá vontade de continuar, mas não tem nada que crie no leitor aquele apego a história (see what I did here?). Em vários capítulos tive vontade de parar; de pegar a Isabela (personagem) e falar pra ela deixar de ser besta. Achei que termina meio sem fim e acaba explorando várias histórias que não tinha muito um motivo e deixando outras, que tinham um caminho aberto para serem ótimas, de lado.

A escrita é bem cara de blog ou revista adolescente/jovem. Não consegui identificar se tinha um publico alvo bem definido, mas acredito que sejam os leitores do blog da Isabela Freitas, que gostam do modo dela de escrever e das histórias que ela tem para contar.

Ficha técnica:
Autor:
 Isabela Freitas
Editora: Intrínseca
Ano de publicação: 2014
Páginas: 256
ISBN: 978-85-8057-533-0

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply