Livros, Young Adult

Resenha: Apenas Um Ano, Gayle Forman

Essa resenha contém detalhes do primeiro livro. Apenas Um Ano retoma a história de Willem e Lulu em Apenas Um Dia no meio do livro, quando o dia deles acaba. Melhor definido como um livro 1.5, conta o que aconteceu depois de terem se separado até as páginas finais do primeiro livro pelo ponto de vista dele.

Em Apenas um Dia, os momentos de paixão entre Allyson e Willem foram interrompidos de maneira abrupta, lançando a jovem em um abismo de questionamentos e dor. Agora a história é contada pela voz de Willem. Sem saber exatamente o que o atraiu na garota de olhos grandes e jeito comportado, o rapaz inicia uma busca obsessiva por pistas que levem até a sua Lulu mesmo sem saber sequer o seu nome verdadeiro.
Enquanto tenta compreender o mistério que os separou, Willem se esforça para costurar relacionamentos desgastados e procura respostas para o futuro. Mais do que uma aventura de verão, o encontro em Paris significou para ele o início da vida adulta. Da mesma autora dos best-sellers Se Eu Ficar e Para Onde Ela Foi,
Apenas um Ano reúne todos os ingredientes de um romance imperdível: viagens, saudade, encontros, desencontros e amor.
Fonte: Skoob

Vocês não fazem uma ideia do quanto foi recompensador ler esse livro. Apesar de Apenas Um Dia ter sido uma leitura gostosa, depois que o dia em Paris acaba, Allyson precisa voltar para sua vida normal, mas ela não consegue. É, ao mesmo tempo, depressivo e irritante ler como Willem a afetou. Já com Willem, esse processo é mais gostoso. Nesse livro, descobrimos mais sobre o passado dele e sua família, em especial, o motivo que o levou a sair viajando sem data para voltar.

Ler sobre Willem é como observar uma janela que te mostra várias partes do mundo. Com ele, vamos para Paris, México, Índia e Holanda. Atuamos em mais uma peça de Shakespeare. Aprendemos a apreciar uma vida cheia de histórias. Isso foi o que eu mais gostei no livro: Gayle Forman nos dá pedacinhos de informação aos poucos e com o passar do tempo elas vão se encaixando e fazendo sentido.

Assim como com Alysson, com Willem também lemos sobre o amor e como algumas pessoas nos marcam, mesmo que para o resto do mundo pareça um encontro insignificante. Temos mais uma vez o acaso aparecendo como personagem coadjuvante e que liga a história. Willem também sai em busca de Lulu, mesmo que ele não entenda como um dia o deixou com tanta vontade de encontrá-la mais uma vez. Comentei que o primeiro livro, no fundo, era sobre crescer e esse retoma essa ideia de amadurecimento das personagens.

Apesar desse livro ser um complemento à história, já que termina no mesmo ponto da história que Apenas Um Dia, é super refrescante ler mais sobre esse personagem que, mesmo com defeitos e atos não muito bacanas, me conquistou. Quem pular direto para o próximo livro não vai ter falhas na linha do tempo em que a história se passa, mas também não terá algumas informações do passado de Willem nem algumas explicações do que realmente aconteceu durante a história deles.

Ficha técnica
Autor: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Páginas: 352
ISBN-10: 8581636713

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply